20.10.09

Oficinas que o grupo oferece

O grupo Capim-capivara oferece oficinas em diversas linguagens do teatro de animação.
As oficinas são oferecidas para crianças e para adultos (educadores, atores, e pessoas interessadas no teatro de formas animadas).
Todas as modalidades são ministradas por: Denise Valarini, Isadora Gutmann e Tatiana Toledo e são oferecidas na forma de curso e/ou workshop, dependendo da linguagem.

Veja abaixo as oficinas oferecidas:

- Teatro lambe-lambe
- Teatro de papel
- Teatro de sombras
- Bonecos de espuma
- Bonecos gigantes

- Bonecos de papietagem

Para maiores informações e participação das oficinas entre em contato conosco pelo nosso e-mail.

e-mail:
capimcapivara@yahoo.com.br
____________________________________________



Oficina de Teatro Lambe-lambe

Curso: 24 horas
Workshop: 3 horas
O Teatro Lambe lambe é uma nova modalidade dentro do Teatro de bonecos, é conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. É uma linguagem de origem remota com registros do antigo orienteNesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. O motivo é a forma da caixa com cortinas que cobrem o espectador e o manipulador – que se assemelham às antigas câmeras dos fotógrafos Lambe-Lambe das praças públicas no inicio do século XX.

Esta oficina proporcionará ao participante:
  • Situar o participante no teatro lambe-lambe, sua origem e seu percurso histórico
  • Instrumentalizar o participante na produção de um espetáculo lambe-lambe desde a confecção da caixa, roteirização , produção dos bonecos ,construção de cenário e iluminação.
  • Ensino básico de técnicas de animação, manipulação de objetos, manipulação direta de bonecos.
  • Desenvolver pré requisitos de expressão corporal, e oral para montagem do teatro lambe lambe.

Teatro de Papel
Curso: 24 horas

Workshop: 3 horas

A técnica do Teatro de Papel consiste numa maquete de teatro, feita em madeira ou papel, onde os personagens são bonecos manipulados por varas. Afinada com o gosto contemporâneo pelo Teatro de Animação, esta técnica possui grande potencial imagético, com efeitos de manipulação, de cenografia e de iluminação diversos, além de possibilitar diferentes formas de atuação.

Hoje em dia o Teatro de Papel perdeu os seus atrativos e caiu no esquecimento enquanto objeto e meio de educação estética.
Mas o Teatro de Papel é ainda capaz de sensibilizar para o jogo da representação ou para o teatro em geral; a sua complexidade – que resulta de uma experimentação através do jogo, do fato de pôr simultaneamente em contacto forma, conteúdo, imagem, língua e música – contribui para isso.
Dessa forma com a sua ingenuidade tocante, constitui um enriquecimento que estimula a imaginação e a criatividade faz participar no jogo, de uma forma ativa, tanto o espectador como o ator.

Essa oficina proporcionará ao participante:

  • Introduzir o conceito de Teatro de Papel.
  • Construção da maquete, dos personagens e de histórias.
  • Introduzir noções de cenografia e iluminação.
  • Desenvolver habilidades necessárias para manipulação dos personagens.
  • Trabalhar a interpretação com a voz e os personagens de uma narração
  • Desenvolver a criatividade.
  • Trabalho em grupo.

Teatro de Sombras
Curso: 24 horas

Workshop: 3 horas


Na antiguidade o teatro de sombras permitia desvendar um mundo mágico, pois para algumas culturas, a sombra era a alma das pessoas. Era usada para representar mitos tradicionais ou para se comunicar com os deuses.
Três elementos básicos entrevêem no teatro de sombras: a luz, o tecido iluminado, o ator e o objeto que colocado entre ambos interrompe e a luz projeta portanto sua sombra sobre a tela. teatro seja acompanhado por uma imensa carga de fascinação e magia que o ator deve saber aproveitar. A sombra desperta o imaginário, sugere um mundo irreal, cercado de sonhos.
Nesta oficina, primeiramente haverá uma introdução ao conceito do Teatro de Sombras contemporâneo. Haverá em seguida a criação de um Teatro de Sombras, onde serão projetados bonecos e recortes de papel onde os alunos trabalharão com seus personagens, iluminação, cenografia.

Essa oficina proporcionará ao participante:

  • Introduzir ao conceito de Teatro de Sombras
  • Construção do suporte, dos personagens e das histórias.
  • Introduzir noções de cenografia e iluminação.
  • Desenvolver habilidades necessárias para manipulação dos personagens.
  • Trabalhar expressão corporal
  • Compreender as possibilidades do som, da imagem, do gesto e do movimento expressivo como elementos de representação e utilizá-los para expressar idéias, sentimentos e vivências em situações de comunicação.

Bonecos de Espuma
Curso: 24 horas


Os bonecos recriam um mundo mágico, aquilo que queremos (ou podemos) recriar em nosso cotidiano. O trabalho com bonecos tem a força de criar um ambiente de aproximação e diálogo direto, lúdico e simples. A proposta dessa oficina de manipulação e confecção de bonecos de espuma,consiste em desenvolver os conceitos básicos da criação de personagens, através da técnica de corte e colagem em espuma. Dando pré requisitos para o trabalho de arte educadores, atores ou interessados em geral.

Essa oficina proporcionará ao participante:

  • Desenvolver a técnica de entalhe na espuma
  • Criação e construção dos personagens
  • Desenvolver técnicas de manipulações de bonecos
  • Ampliar a criatividade e a percepção

Bonecos Gigantes
Curso: 18 horas


Partindo de materiais recicláveis como jornal, garrafa pet, copos, tampinhas, sucatas papelão entre outros materiais desenvolvendo e criando os bonecos gigantes. Que tem grande potencial educativo, uma vez que resgata a brincadeira, o trabalho em grupo, a imaginação entre outros.

Essa oficina proporcionará ao participante:

- Trabalho em grupo
- Técnica para construção de bonecos de grande porte
- Manipulação
- Criatividade e Imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário